Nossa Seleção Brasileira dos 5 carros mais baratos para manter em 2023

Imagem: Divulgação VW

Ter um carro é o sonho de muitos brasileiros, mas também envolve uma série de custos que vão além do preço de compra.

Além de combustível, seguro e impostos, é preciso considerar o custo de manutenção do veículo, que pode variar bastante de acordo com o modelo, a marca e o ano de fabricação.

Para ajudar os consumidores que buscam um carro econômico e fácil de reparar, o Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) elabora periodicamente o índice Car Group, que compara os veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo após crash-tests dianteiros e traseiros.

Nesse estudo, é levado em consideração os custos de reparação, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, que inclui retrovisor, farol, lanterna, para-choque, capô, porta, entre outras. A classificação vai de 10ª a 60ª posição, onde quanto menor ela for, mais barato e fácil será o reparo do veículo.

Com base no último levantamento, feito no final de 2020, selecionamos os cinco carros mais baratos para manter no Brasil em 2023, considerando os modelos mais vendidos no mercado nacional. Confira:

1) Volkswagen Virtus – 11

O primeiro modelo desta lista é o Volkswagen Virtus, o sedã compacto derivado do Polo que se destaca pelo espaço interno, pelo porta-malas de 521 litros e pelo desempenho dos motores turbo. O Virtus tem classificação 11 no Car Group e é o carro com reparo mais em conta do país.

Atualmente, ele pode ser encontrado nas versões Comfortline 200 TSI, Highline 200 TSI e GTS 250 TSI, usando os motores 1.0 turbo de 128 cv ou 1.4 turbo de 150 cv, sempre com câmbio automático. Os preços partem de R$ 113.880.

A respeito do custo de manutenção, o Virtus conta com uma cesta básica de peças que totaliza R$ 13.120,45, segundo o Cesvi. Além disso, o sedã tem garantia de três anos sem limite de quilometragem e revisões com preços fixos.

2) Volkswagen T-Cross – 16

A segunda posição novamente é da Volkswagen, mas dessa vez do T-Cross, o SUV compacto que foi o mais vendido do segmento em 2020. O modelo tem uma classificação 16 no Car Group, o que é uma boa notícia para seus proprietários, já que os SUVs costumam ter um custo de reparo mais elevado que os hatches e sedãs.

Isso fica ainda mais importante quando vemos os valores necessários para colocar esse modelo na garagem, pois ele parte de R$ 114.850 na versão Sense 200 TSI e chega a R$ 163.510 na topo de linha Highline 250 TSI. Conforme os nomes indicam, as versões mais baratas contam com o motor 1.0 TSI de 128 cv, enquanto a mais cara vem com o propulsor 1.4 TSI de 150 cv.

A cesta de peças do T-Cross sai por R$ 19.128, de acordo com o Cesvi. O SUV também tem garantia de três anos sem limite de quilometragem e revisões com preços fixos.

3) Volkswagen Polo – 17

O novo Polo é tão barato para ser reparado quanto o já fora de linha up!, com classificação 17 no Car Group. O hatch compacto é um dos principais produtos da Volkswagen no Brasil, oferecendo um bom nível de segurança, tecnologia e desempenho.

Ele tem preço inicial de R$ 82.990 e pode ser encontrado nas versões com motor 1.0 MPI de 84 cv e câmbio manual ou 1.0 TSI de 116 cv, com câmbio manual ou automático de seis marchas. O modelo com motor 1.0 TSI (ofertado na maioria das versões) acaba sendo o mais procurado, e conta com revisões bem chamativas quando olhamos seus valores.

Além disso, o hatch tem uma cesta básica de peças de R$ 13.796,75, segundo o Cesvi. O Polo também tem garantia de três anos sem limite de quilometragem.

4) Volkswagen Nivus – 17

Fique tranquilo que essa lista terá outros modelos que não sejam da Volkswagen, mas por enquanto temos mais um representante da marca alemã. O Nivus é o mais novo lançamento da empresa no Brasil, sendo um SUV cupê derivado do Polo que se destaca pelo design moderno e pelo porta-malas de 415 litros.

O modelo tem a mesma classificação 17 do Polo no Car Group, o que mostra que ele também é um carro fácil e barato de reparar. Ele está disponível nas versões Comfortline 200 TSI e Highline 200 TSI, ambas com o motor 1.0 turbo de 128 cv e o câmbio automático de seis marchas. Os preços partem de R$ 99.990.

A cesta de peças do Nivus custa R$ 14.798, segundo o Cesvi. O SUV cupê também tem garantia de três anos sem limite de quilometragem e revisões com preços fixos.

5) Renault Sandero – 20

Finalmente, temos um modelo que não é da Volkswagen nesta lista. O Renault Sandero é o quinto carro mais barato para manter no Brasil em 2023, com classificação 20 no Car Group. O hatch compacto é um dos mais espaçosos da categoria, com um porta-malas de 320 litros e um bom espaço para os ocupantes do banco traseiro.

O Sandero pode ser encontrado nas versões Zen 1.0, Zen 1.6 CVT, GT Line 1.6 CVT e RS 2.0, com preços que variam de R$ 64.690 a R$ 83.490. O modelo tem motores de 82 cv, 118 cv ou 150 cv, com câmbio manual de cinco marchas, manual de seis marchas ou automático do tipo CVT.

A cesta de peças do Sandero sai por R$ 15.346, segundo o Cesvi. O hatch tem garantia de três anos ou 100 mil quilômetros e revisões com preços tabelados.

Conclusão

Como vimos, os carros mais baratos para manter no Brasil em 2023 são, em sua maioria, da Volkswagen, que tem investido em tecnologia e segurança em seus modelos. Mas também há espaço para outras marcas, como a Renault, que oferece um carro espaçoso e econômico.

Na hora de escolher um carro, é importante levar em conta não só o preço de compra, mas também o custo de manutenção, que pode fazer a diferença no orçamento. Por isso, vale a pena pesquisar e comparar os modelos disponíveis no mercado, levando em consideração o índice Car Group e a cesta básica de peças.